Saturday, August 11, 2007

Vida inteligente fora da Terra: tema importante ou irrelevante?

Editado a tarde pra acrescentar esta ilustração


As vezes me perguntam se eu acredito em vida fora da Terra.
Certamente! E os astronautas que, neste momento, estão na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês)?
Então, reformulam a pergunta da seguinte forma: "você acredita em vida inteligente fora da Terra?".
Francamente, esse é um assunto que absolutamente não me interessa.
Minha curiosidade é: existe vida inteligente na Terra?
Como dizia o físico Albert Einstein: "Duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. Quanto ao universo, porém, ainda há dúvida."
Embora não se possa afirmar com toda certeza, há indícios (indícios indicam, apontam, mas não provam nada) da existência de vida inteligente na Terra.
Como notado pro Millôr Fernandes, um dos meus colunistas prediletos:

Maravilha, maravilhas! Neste momento temos seis bilhões de seres humanos na terra. Noventa e cinco por cento de idiotas. Cinco por centro discutíveis. Mas, se você não for pessimista, concordará que, do restante, uma pessoa em mil terá condições de talento e possibiliades de levar esse talento a sua plenitude. No mínimo 6 milhões de seres humanos excepcionais - na Europa, na India, na África, até no Paraguai - realizando livros, filmes, estátuas, tecnologias, da maior importância e beleza. http://www2.uol.com.br/millor/ 11/08/2007


Assim baseio minha decisão de crer na vida inteligente neste planeta (e torço pra encontrar tal raridade).
Não vou basear nas conversas, piadas e músicas que ouço, nem em notícias, colunas, fóruns que leio, mas em alguns, poucos e seletos livros, revistas, colunas e blogs me acrescentam conteúdo intelectual, raros bons filmes que assisto, desenvolvimento tecnológico e invenções que exigem criatividade muito além do que minha mente consigue imaginar.

3 comments:

Anonymous said...

Não sei se existe vida inteligente, mas ciativa pode até ser, né?

Anonymous said...

criativa, existe vida criativa na terra...

Anonymous said...

Isso é verdade, e contra fatos não existem argumentos!
Captain Forr