É interessante como a gente aprende através da leitura.
Digo, engraçado é o fato de aprendermos coisas diferentes daquilo que estamos estudando, graças a um texto que contextualiza o assunto a ser estudado.
Como meu sonho é ser um Captain – comandante de aeronave pra alguma linha aérea, estou economizando tudo o que posso pra fazer o curso, mas também, tenho estudado por conta, pra já estar preparado pro curso teórico.
No momento, estou estudando o livro base de todas as escolas de aviação no Canadá: “From the Ground Up”, que não tem um autor. Tem vários. Compilação regularmente atualizada por pilotos, engenheiros, cienistas... Conhecimento cedido por fabricantes de aeronaves (de pequeno, médio e grande porte) e de componentes aeronáuticos.
Meu ponto é: Sempre ouvi leigos dizendo que motores turbindados tem vida útil menor que motores aspirados. Ouvi mecânicos dizendo que motores turbinados “quebram a toa”...
Estudando motores aeronáuticos, descobri o motivo.
O motor funciona da seguinte maneira: uma válvula (valvula de admissão) abre e a mistura ar-combustível entra no cilindro. Esta válvula fecha. O pistão sobe, comprimindo a mistura. A vela solta uma faísca, que detona a mistura. A mistura libera energia em forma de calor, empurrando o cilindro, fazendo o motor girar. Outra válvula (de exaustão) abre. O pistão sobe novamente, expelindo o ar queimado pra fora. O cilindro desce, sugando mais ar-combustível...
A temperatura interna do motor é altíssima. A queima do ar-combustível leva “algum tempo” pra ocorrer após a entrada no cilindro.
O motor aspirado tende a receber menos mistura ar-combustível que o motor turbinado.
Essa mistura é fria. O pistão está quente durante o funcionamento do motor.
Bem, a mistura esfria o pistão por frações de segundo, até ocorrer a queima, em alguns graus. Como o motor aturbinado recebe mais mistura, o pistão esfria mais e mais rapidamente que os motores aspirados. Imagine! Em 1 segundo, o pistão esfria uns 10 graus e reaquece 10 graus novamente até 60 vezes... São tantos os choques térmicos, que o motor acaba quebrando!
Pra maior durabilidade de um motor turbinado, o motorista deve acelerar devagar (o instinto do motorista de um carro turbinado é acelerar rápido, pra curtir a potência) e, após estacionar o carro, deixar o motor ligado, sem acelerar, por pelo menos 30 segundos a um minuto (ou mais, em caso de viagem mais longa) antes de desligar, pra evitar esfriamento muito rápido.
Viu? Aprendi o motivo da menor durabilidade de um motor automotivo turbinadoo estudando aviação.
Captain Forr
Digo, engraçado é o fato de aprendermos coisas diferentes daquilo que estamos estudando, graças a um texto que contextualiza o assunto a ser estudado.
Como meu sonho é ser um Captain – comandante de aeronave pra alguma linha aérea, estou economizando tudo o que posso pra fazer o curso, mas também, tenho estudado por conta, pra já estar preparado pro curso teórico.
No momento, estou estudando o livro base de todas as escolas de aviação no Canadá: “From the Ground Up”, que não tem um autor. Tem vários. Compilação regularmente atualizada por pilotos, engenheiros, cienistas... Conhecimento cedido por fabricantes de aeronaves (de pequeno, médio e grande porte) e de componentes aeronáuticos.
Meu ponto é: Sempre ouvi leigos dizendo que motores turbindados tem vida útil menor que motores aspirados. Ouvi mecânicos dizendo que motores turbinados “quebram a toa”...
Estudando motores aeronáuticos, descobri o motivo.
O motor funciona da seguinte maneira: uma válvula (valvula de admissão) abre e a mistura ar-combustível entra no cilindro. Esta válvula fecha. O pistão sobe, comprimindo a mistura. A vela solta uma faísca, que detona a mistura. A mistura libera energia em forma de calor, empurrando o cilindro, fazendo o motor girar. Outra válvula (de exaustão) abre. O pistão sobe novamente, expelindo o ar queimado pra fora. O cilindro desce, sugando mais ar-combustível...
A temperatura interna do motor é altíssima. A queima do ar-combustível leva “algum tempo” pra ocorrer após a entrada no cilindro.
O motor aspirado tende a receber menos mistura ar-combustível que o motor turbinado.
Essa mistura é fria. O pistão está quente durante o funcionamento do motor.
Bem, a mistura esfria o pistão por frações de segundo, até ocorrer a queima, em alguns graus. Como o motor aturbinado recebe mais mistura, o pistão esfria mais e mais rapidamente que os motores aspirados. Imagine! Em 1 segundo, o pistão esfria uns 10 graus e reaquece 10 graus novamente até 60 vezes... São tantos os choques térmicos, que o motor acaba quebrando!
Pra maior durabilidade de um motor turbinado, o motorista deve acelerar devagar (o instinto do motorista de um carro turbinado é acelerar rápido, pra curtir a potência) e, após estacionar o carro, deixar o motor ligado, sem acelerar, por pelo menos 30 segundos a um minuto (ou mais, em caso de viagem mais longa) antes de desligar, pra evitar esfriamento muito rápido.
Viu? Aprendi o motivo da menor durabilidade de um motor automotivo turbinadoo estudando aviação.
Captain Forr
2 comments:
Jaaaameeeeeessss também é cultura! Vou lembrar disso quando acelerar meu turbinado! Abraço, Claudio
Eu não teria problema, dirijo que nem 'vovó', kkkkkkkkk.
Abração
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