Tuesday, October 28, 2008

Como degustar café

Degusta café tem muito em comum com auilo que já falei sobre chocolate.
Um café bem apreciado é provado com paladar, olfato, tato e também, emoções.
Um ambiente aconchegante faz toda a diferença.
Ao contário de chocolate, degustação de café não é exatamente sensual, mas ainda pode ser uma experiência um tanto romântica.
Café sozinho é bom. Café acompanhado é ótimo.

Vamos às dicas:
Existem 32 raças de café, com duas especiais. Uma eu não consigo lembrar o nome, a outra é a Arábica.
Essas duas raças tem mais genes que as demais, e isso torna impossível o cruzamento dessas com as demais raças pra melhora da qualidade dos demais cafés.

Bem, o melhor café é qualquer uma dessas duas raças especiais, plantadas em solo rocho, a mais de 800 metros acima dom nível do mar. No Brasil, apenas 60 fazendeiros preenchem os três requisitos. Eles estão no Norte do Paraná, parte de São Paulo e Minas Gerais (a maioria deles).
Existem 3 classificações básicas de café: Comum, Premium e Gourmet.
Eu consumo o Premium. Minhas marcas referidas são “Café do Ponto” e “Três Corações”.

O problema com as marcas mais conhecidas e de maior mercado, é que, como já disse antes, são apenas 60 fazendeiros no Brasil que produzem café Top Quality.
As marcas pequenas podem ter esses como fornecedores exclusivos. Já as marcas maiores precisam de mais fornecedores, e isso faz com que alguns lotes tenham mais qualidade, e outros, menor.
Lembro me de uma é poca em que a Damasco vendeu, por muito tempo, um café ruim de doer até a alma, mas depois, voltou a qualidade... Problemas com origem do café!
A torra do café também é essencialmente crítica.
Esses dias, alguém e indicou uma loja aqui em calgary que vende café brasileiro. Fui lá!
A moça me disse que compravam café gourmet exclusivamente no Brasil e torravam aqui. Quandosoube que eu era Brasileiro, ela me deu uma amostra grátis. Sorte dela que eu agradeci antes de experimentar. Acho que eu ia chingar se experimentasse antes!
Bem, fui embora tentando tomar o café... A certa distância, joguei tudo fora!
Café queimado tem gosto de... Café queimado!
Nunca mais compro café que não foi produzido e torrado no Brasil (embora café colombiano seja bom, sabe-se lá onde torraram...).


Dicas pra se curtir um bom café:

Boca “limpa de outros sabores” é fundamental pra se extrair o máximo do sabor.
Café forte.
Eu recomendo açúcar. Nada de adoçantes. Isso estraga o sabor.
O olfato e tato são importantes sentidos pra se aproveitar ao máximo o café.
Adoçantes, mais que o açúcar, adulteram o sabor do café.
O açúcar também adultera o sabor, porém menos que o adoçante.
Mas pq açúcar? O açúcar aumenta a densidade do café, facilitanto o tato. O café forte faz com que o açúcar altere menos o sabor. Assim, o açúcar se torma um aliado, emquanto que os demais adoçantes, apenas “vândalos do sabor”.
O café de melhor sabor, é o café que tem as qualidades já citadas acima, torrado no ponto certo, recém preparado e quentinho. A água deve ser aquecida a ponto de fervura, mas não pode ferver! Água fervida perde oxigênio e altera (muito) o sabor.
Cafeteiras caras são desnecessárias. A minha me custou C$ 8.00, ou cerca de R$ 15.00... Ninguém fica rico gastando como rico! Ao lado desta, tinham outras cafeteiras de até C$ 70.00...
Por fim, o ambiente deve ser adequado! O tempo deve ser suficiente. Nada de pressa. Nada de engolir e correr. Tenha tempo pra esfergar o café em toda a boca; tenha tempo pra curtir... E tenha alguém pra conversar (mas não deixe o café esfriar)!

Perigo: Falta de café causa morte por overdose de sangue no sistema circulatório!

Dicas do cafeólatra Captain Forr

4 comments:

Lúcia said...

Cafeteira por R$15,00? Acho que a mais barata q se encontra aqui custa uns R$45,00! Bom, vou procurar o pó arábica. Eu faço café passado no filtro, mas não todo dia de manhã, pq é mta correria, daí o solúvel serve prá saciar o vício do Claudio.
Vc toma com leite ou puro?
Abraço

Lúcia said...

Tem uma convocação prá vc lá no blog!

Anonymous said...

Jaaameeeeessss!!!!
Vi um caminhão da coca-cola e lembrei e você!
Claudio

Anonymous said...

cafe 3 coraçoes... eca!!!!