Sunday, October 26, 2008

Como saborear chocolates finos

Chocolate é algo um tanto peculiar: armadilha e isca ao mesmo tempo.
Enquanto mulheres são seres absolutamente insubstituíveis, homens são perfeitamente substituíveis por chocolate.
Rescentemente, após eu fazer tal afirmação, o Gaúcho ousou questionar minha inquestionável sabedoria. O cara ficou absolutamente imobilizado com o golpe que eu devolvi.
Perguntei pra ele: O que vc prefere ter por perto: chocolate ou homem?
Ele me compreedeu. Disse que preferia ter chocolate por perto. Caso encerrado!

Atenção mulheres: antes de começarem a substituir homens a torto e a direito, saibam que chocolates mal consumidos são “engordiet”.

...De bem com o chocolate => de mal com a balança =>de mal com o chocolate =>de mal com a vida...

Entenderam pq armadilha e isca simultaneamente? (Nas palavras do professor Rocha Pombo, “pra quem não sabe o que é simultaneamente, simultaneamente significa concomitantemente”)

Bem, chocolates podem ter diferentes concentrações de cacau, açúcar, ingredientes (como castanhas e nozes, pimenta, hortelã, laranja, licores e whyskies,...)
Quanto maior a concentração de cacau e menor concentração de recheios, que podem apropriadamente serem chamadas de impurezas, maior a qualidade.
Nem todos os ingredientes, porém, são impurezas. Licores, hortelã, nozes, ou qualquer outro ingrediente que seja usado como tempero, como um complemento tênue ao sabor do chocolate, é bem vindo.
Ao paladar mal treinado, quanto mais puro for o chocolate, mais difícil é de se apreciar.
Daí a percepção de “chocolate caro” (preço x valor). É por isso que eu sugiro: Não desanimem na primeira, nem segunda, nem terceira vez.

Ao se comprar um chocolate mais refinado, obviamente, a expectativa é que a experiência de consumo supere o preço pago (conceito de valor).
Minhas dicas:
Jamais comer em momento agitado. Chocolate se aprecia moderadamente, sem pressa, e prestando atenção ao(s) sabor(es, se “temperado” com outros sabores), texturas, sensações.
Grande parte da apreciação vem, não do paladar, mas do tato. Por isso a sugestão do consumo em ambiente tranqüilo e agradável, sem pressa. Não é necessário o consumo de uma barra inteira em um único dia. Pegue um pedacinho só e o deixe dereter na sua lingua... esfregue o chocolate derretido por toda a boca... Sinta o chocolate. Aprecie o com o paladar e o tato... Aprecie também com as emoções! É por isso que vc deve aproveitar seu chocolate em um ambiente tranqüilo: pra apreciá-lo ao máximo, com tato, paladar e emoções.
Assim, vc pode curtir chocolate sem exageros e sem atritos com a balança.

Para chocolates com menor concentração de cacau (até 70%), sugiro o consumo acompanhado por chás especiais (chás com sabores de frutas, ou chás claros, como camomila ou erva cidreira (pra quem gosta), mas nada de chás fortes, como chás pretos ou Ginseng.
Pra chocolates com maior concentração de cacau e menos doces, sugiro café como acompanhamento.

Importantíssimo: prepare-se pra situação! Elimine tudo aquilo que possa confundir o sabor especial enchaguando a boca antes do consumo. O ideal é escovar os dentes (e pq não a língua, céu da boca e bochechas) só com água, SEM PASTA DE DENTES e sem Listerine ou qualquer coisa que tenha sabor, e enchaguar bem a boca. Se impraticável, pelo menos tome bastante água antes de colocar o chocolate na boca.

Também sugiro uma boa companhia pro momento. Sim, eu sou voluntário, mas aviso desde já que vou comendo e narrando as sensações. Talvez vc não me queira por perto!

Captain Forr

10 comments:

Lúcia said...

kkkkkkkkkkk
Meu pai do céu!!! Acho que eu não consigo ficar 'esfregando' o chocolate na boca! Vamos combinar, daqui a 2 anos, além da tradicional costela, degustação de chocolate!
Comprei um café 'arábica' hj. Solúvel. Não parece 'grandes coisa'. Alguma opinião?
Abração

Anonymous said...

prezado capitao, seria marvilhoso degustar um chocolate contigo, so a descriçao do ato ja me deixou desejosa. sem brincadeira, ateh achei esse post meio erotico. com todo respeito, eh claro. valeu a pena a visita.
bjuxx de chocolate

Anonymous said...

Café solúvel é café de pobre... Pobre de espírito!
O negócio é, em caso de falta de espresso, café coado.
Cuidado pra não morrer de overdose de sangue!

Cara Su, obrigado pela honra da sua visita.
Ainda sou aprendiz, um novato na arte da degustação de chocolate, mas tô gostando da coisa.
Quando puder visitar o Brasil, vou levar alguns chocolates pra dar aula prática aos amigos, e vc está convidada desde já!
Captain Forr

Anonymous said...

Poxa, achei a descrição toda sensual também... tá procurando namorada, capitão?!

Experimentei o Lindt também, ganhei de aniversário (abril) e desde então não achei. Quando achar, guardo uns pra quando vc vier nos visitar.

Agora fala sério: narrar as sensações do chocolate? Ainda bem que vc entrega é Coca Cola né?! Já imaginou entrega de carga da Nestlé?!

Anonymous said...

Nunca pensei por esse lado... Nunca tinha percebido chocolate como comida SENSUAL... Já GOSTOSA,certamente!
Captain Forr

Anonymous said...

Camimimila,
respondendo a sua primeira pergunta...

Bem, procuraaaando namorada? Acho que não...
Desejando? Sim! Mas vc preferiu apresentar sua irmã pro Endrigo!

Anonymous said...

Ihhh, Cunha! O primo te intimou... Afff, imagina ele seu Cunhadinho???
Primo, fala sério! É praticamente a arte de apreciar chocolate!!!! Beijos!

Anonymous said...

Calma gente... tem cunhada aqui pra todos! =]

O problema não é o Endrigo, mas o atual namorado!

Mas eu não ia achar ruim trocar de cunhado não viu?!

Anonymous said...

eh depois de toda essa sabedoria..
soh falta o chocolate!!!

Anonymous said...

Gente que delicia as descrições!! poxa mas como saborear um Côte DÓR 86% Noir Brut kkkkk me ensina to com um pacote com 10 tabletes não posso deixar de lado. Pensei em dar de presente uns... não seria mico? Po é muito amargo mesmo, cafe sem açucar. como faço pra gostar! =/