Chocolate é algo um tanto peculiar: armadilha e isca ao mesmo tempo.
Enquanto mulheres são seres absolutamente insubstituíveis, homens são perfeitamente substituíveis por chocolate.
Rescentemente, após eu fazer tal afirmação, o Gaúcho ousou questionar minha inquestionável sabedoria. O cara ficou absolutamente imobilizado com o golpe que eu devolvi.
Perguntei pra ele: O que vc prefere ter por perto: chocolate ou homem?
Ele me compreedeu. Disse que preferia ter chocolate por perto. Caso encerrado!
Atenção mulheres: antes de começarem a substituir homens a torto e a direito, saibam que chocolates mal consumidos são “engordiet”.
...De bem com o chocolate => de mal com a balança =>de mal com o chocolate =>de mal com a vida...
Entenderam pq armadilha e isca simultaneamente? (Nas palavras do professor Rocha Pombo, “pra quem não sabe o que é simultaneamente, simultaneamente significa concomitantemente”)
Bem, chocolates podem ter diferentes concentrações de cacau, açúcar, ingredientes (como castanhas e nozes, pimenta, hortelã, laranja, licores e whyskies,...)
Quanto maior a concentração de cacau e menor concentração de recheios, que podem apropriadamente serem chamadas de impurezas, maior a qualidade.
Nem todos os ingredientes, porém, são impurezas. Licores, hortelã, nozes, ou qualquer outro ingrediente que seja usado como tempero, como um complemento tênue ao sabor do chocolate, é bem vindo.
Ao paladar mal treinado, quanto mais puro for o chocolate, mais difícil é de se apreciar.
Daí a percepção de “chocolate caro” (preço x valor). É por isso que eu sugiro: Não desanimem na primeira, nem segunda, nem terceira vez.
Ao se comprar um chocolate mais refinado, obviamente, a expectativa é que a experiência de consumo supere o preço pago (conceito de valor).
Minhas dicas:
Jamais comer em momento agitado. Chocolate se aprecia moderadamente, sem pressa, e prestando atenção ao(s) sabor(es, se “temperado” com outros sabores), texturas, sensações.
Grande parte da apreciação vem, não do paladar, mas do tato. Por isso a sugestão do consumo em ambiente tranqüilo e agradável, sem pressa. Não é necessário o consumo de uma barra inteira em um único dia. Pegue um pedacinho só e o deixe dereter na sua lingua... esfregue o chocolate derretido por toda a boca... Sinta o chocolate. Aprecie o com o paladar e o tato... Aprecie também com as emoções! É por isso que vc deve aproveitar seu chocolate em um ambiente tranqüilo: pra apreciá-lo ao máximo, com tato, paladar e emoções.
Assim, vc pode curtir chocolate sem exageros e sem atritos com a balança.
Para chocolates com menor concentração de cacau (até 70%), sugiro o consumo acompanhado por chás especiais (chás com sabores de frutas, ou chás claros, como camomila ou erva cidreira (pra quem gosta), mas nada de chás fortes, como chás pretos ou Ginseng.
Pra chocolates com maior concentração de cacau e menos doces, sugiro café como acompanhamento.
Importantíssimo: prepare-se pra situação! Elimine tudo aquilo que possa confundir o sabor especial enchaguando a boca antes do consumo. O ideal é escovar os dentes (e pq não a língua, céu da boca e bochechas) só com água, SEM PASTA DE DENTES e sem Listerine ou qualquer coisa que tenha sabor, e enchaguar bem a boca. Se impraticável, pelo menos tome bastante água antes de colocar o chocolate na boca.
Também sugiro uma boa companhia pro momento. Sim, eu sou voluntário, mas aviso desde já que vou comendo e narrando as sensações. Talvez vc não me queira por perto!
Captain Forr