Friday, October 31, 2008

Fotógrafo da Vida Selvagem 2008: premiação em Londres

Winter / Wildlife Photographer of the Year 2008 / Divulgação


Foto premiada, "Impasse", de David Maitland, mostra luta entre um sapo e uma cobra.
http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/vidaselvagem_album.jhtm?abrefoto=2 31/10/2008

Thursday, October 30, 2008

Eu aprendi e compartilho

É interessante como a gente aprende através da leitura.
Digo, engraçado é o fato de aprendermos coisas diferentes daquilo que estamos estudando, graças a um texto que contextualiza o assunto a ser estudado.
Como meu sonho é ser um Captain – comandante de aeronave pra alguma linha aérea, estou economizando tudo o que posso pra fazer o curso, mas também, tenho estudado por conta, pra já estar preparado pro curso teórico.
No momento, estou estudando o livro base de todas as escolas de aviação no Canadá: “From the Ground Up”, que não tem um autor. Tem vários. Compilação regularmente atualizada por pilotos, engenheiros, cienistas... Conhecimento cedido por fabricantes de aeronaves (de pequeno, médio e grande porte) e de componentes aeronáuticos.

Meu ponto é: Sempre ouvi leigos dizendo que motores turbindados tem vida útil menor que motores aspirados. Ouvi mecânicos dizendo que motores turbinados “quebram a toa”...
Estudando motores aeronáuticos, descobri o motivo.

O motor funciona da seguinte maneira: uma válvula (valvula de admissão) abre e a mistura ar-combustível entra no cilindro. Esta válvula fecha. O pistão sobe, comprimindo a mistura. A vela solta uma faísca, que detona a mistura. A mistura libera energia em forma de calor, empurrando o cilindro, fazendo o motor girar. Outra válvula (de exaustão) abre. O pistão sobe novamente, expelindo o ar queimado pra fora. O cilindro desce, sugando mais ar-combustível...
A temperatura interna do motor é altíssima. A queima do ar-combustível leva “algum tempo” pra ocorrer após a entrada no cilindro.

O motor aspirado tende a receber menos mistura ar-combustível que o motor turbinado.
Essa mistura é fria. O pistão está quente durante o funcionamento do motor.
Bem, a mistura esfria o pistão por frações de segundo, até ocorrer a queima, em alguns graus. Como o motor aturbinado recebe mais mistura, o pistão esfria mais e mais rapidamente que os motores aspirados. Imagine! Em 1 segundo, o pistão esfria uns 10 graus e reaquece 10 graus novamente até 60 vezes... São tantos os choques térmicos, que o motor acaba quebrando!
Pra maior durabilidade de um motor turbinado, o motorista deve acelerar devagar (o instinto do motorista de um carro turbinado é acelerar rápido, pra curtir a potência) e, após estacionar o carro, deixar o motor ligado, sem acelerar, por pelo menos 30 segundos a um minuto (ou mais, em caso de viagem mais longa) antes de desligar, pra evitar esfriamento muito rápido.

Viu? Aprendi o motivo da menor durabilidade de um motor automotivo turbinadoo estudando aviação.
Captain Forr




Tuesday, October 28, 2008

Como degustar café

Degusta café tem muito em comum com auilo que já falei sobre chocolate.
Um café bem apreciado é provado com paladar, olfato, tato e também, emoções.
Um ambiente aconchegante faz toda a diferença.
Ao contário de chocolate, degustação de café não é exatamente sensual, mas ainda pode ser uma experiência um tanto romântica.
Café sozinho é bom. Café acompanhado é ótimo.

Vamos às dicas:
Existem 32 raças de café, com duas especiais. Uma eu não consigo lembrar o nome, a outra é a Arábica.
Essas duas raças tem mais genes que as demais, e isso torna impossível o cruzamento dessas com as demais raças pra melhora da qualidade dos demais cafés.

Bem, o melhor café é qualquer uma dessas duas raças especiais, plantadas em solo rocho, a mais de 800 metros acima dom nível do mar. No Brasil, apenas 60 fazendeiros preenchem os três requisitos. Eles estão no Norte do Paraná, parte de São Paulo e Minas Gerais (a maioria deles).
Existem 3 classificações básicas de café: Comum, Premium e Gourmet.
Eu consumo o Premium. Minhas marcas referidas são “Café do Ponto” e “Três Corações”.

O problema com as marcas mais conhecidas e de maior mercado, é que, como já disse antes, são apenas 60 fazendeiros no Brasil que produzem café Top Quality.
As marcas pequenas podem ter esses como fornecedores exclusivos. Já as marcas maiores precisam de mais fornecedores, e isso faz com que alguns lotes tenham mais qualidade, e outros, menor.
Lembro me de uma é poca em que a Damasco vendeu, por muito tempo, um café ruim de doer até a alma, mas depois, voltou a qualidade... Problemas com origem do café!
A torra do café também é essencialmente crítica.
Esses dias, alguém e indicou uma loja aqui em calgary que vende café brasileiro. Fui lá!
A moça me disse que compravam café gourmet exclusivamente no Brasil e torravam aqui. Quandosoube que eu era Brasileiro, ela me deu uma amostra grátis. Sorte dela que eu agradeci antes de experimentar. Acho que eu ia chingar se experimentasse antes!
Bem, fui embora tentando tomar o café... A certa distância, joguei tudo fora!
Café queimado tem gosto de... Café queimado!
Nunca mais compro café que não foi produzido e torrado no Brasil (embora café colombiano seja bom, sabe-se lá onde torraram...).


Dicas pra se curtir um bom café:

Boca “limpa de outros sabores” é fundamental pra se extrair o máximo do sabor.
Café forte.
Eu recomendo açúcar. Nada de adoçantes. Isso estraga o sabor.
O olfato e tato são importantes sentidos pra se aproveitar ao máximo o café.
Adoçantes, mais que o açúcar, adulteram o sabor do café.
O açúcar também adultera o sabor, porém menos que o adoçante.
Mas pq açúcar? O açúcar aumenta a densidade do café, facilitanto o tato. O café forte faz com que o açúcar altere menos o sabor. Assim, o açúcar se torma um aliado, emquanto que os demais adoçantes, apenas “vândalos do sabor”.
O café de melhor sabor, é o café que tem as qualidades já citadas acima, torrado no ponto certo, recém preparado e quentinho. A água deve ser aquecida a ponto de fervura, mas não pode ferver! Água fervida perde oxigênio e altera (muito) o sabor.
Cafeteiras caras são desnecessárias. A minha me custou C$ 8.00, ou cerca de R$ 15.00... Ninguém fica rico gastando como rico! Ao lado desta, tinham outras cafeteiras de até C$ 70.00...
Por fim, o ambiente deve ser adequado! O tempo deve ser suficiente. Nada de pressa. Nada de engolir e correr. Tenha tempo pra esfergar o café em toda a boca; tenha tempo pra curtir... E tenha alguém pra conversar (mas não deixe o café esfriar)!

Perigo: Falta de café causa morte por overdose de sangue no sistema circulatório!

Dicas do cafeólatra Captain Forr

CAFÉ

A esta hora, eu deveria estar tomando café, mas... eu esqueci de colocar o pote na cafeteira e a pia e chão saborearam o meu café.
Estou refazendo. Me recuso a trabalhar sem o meu bendito café.
Logo que retornar do trabalho, ou amanhã, eu coloco o post sobre "como degustar café".
Por enquanto, lá vai a dica básica pra qualquer preparador de café (em especial, pra pessoas como eu, que tem déficit de atenção): COLOCAR O POTE NA CAFETEIRA E CERTIFICAR QUE ELE AINDA ESTÁ LÁ ANTES DE LIGÁ-LA!
Captain Forr

Sunday, October 26, 2008

Como saborear chocolates finos

Chocolate é algo um tanto peculiar: armadilha e isca ao mesmo tempo.
Enquanto mulheres são seres absolutamente insubstituíveis, homens são perfeitamente substituíveis por chocolate.
Rescentemente, após eu fazer tal afirmação, o Gaúcho ousou questionar minha inquestionável sabedoria. O cara ficou absolutamente imobilizado com o golpe que eu devolvi.
Perguntei pra ele: O que vc prefere ter por perto: chocolate ou homem?
Ele me compreedeu. Disse que preferia ter chocolate por perto. Caso encerrado!

Atenção mulheres: antes de começarem a substituir homens a torto e a direito, saibam que chocolates mal consumidos são “engordiet”.

...De bem com o chocolate => de mal com a balança =>de mal com o chocolate =>de mal com a vida...

Entenderam pq armadilha e isca simultaneamente? (Nas palavras do professor Rocha Pombo, “pra quem não sabe o que é simultaneamente, simultaneamente significa concomitantemente”)

Bem, chocolates podem ter diferentes concentrações de cacau, açúcar, ingredientes (como castanhas e nozes, pimenta, hortelã, laranja, licores e whyskies,...)
Quanto maior a concentração de cacau e menor concentração de recheios, que podem apropriadamente serem chamadas de impurezas, maior a qualidade.
Nem todos os ingredientes, porém, são impurezas. Licores, hortelã, nozes, ou qualquer outro ingrediente que seja usado como tempero, como um complemento tênue ao sabor do chocolate, é bem vindo.
Ao paladar mal treinado, quanto mais puro for o chocolate, mais difícil é de se apreciar.
Daí a percepção de “chocolate caro” (preço x valor). É por isso que eu sugiro: Não desanimem na primeira, nem segunda, nem terceira vez.

Ao se comprar um chocolate mais refinado, obviamente, a expectativa é que a experiência de consumo supere o preço pago (conceito de valor).
Minhas dicas:
Jamais comer em momento agitado. Chocolate se aprecia moderadamente, sem pressa, e prestando atenção ao(s) sabor(es, se “temperado” com outros sabores), texturas, sensações.
Grande parte da apreciação vem, não do paladar, mas do tato. Por isso a sugestão do consumo em ambiente tranqüilo e agradável, sem pressa. Não é necessário o consumo de uma barra inteira em um único dia. Pegue um pedacinho só e o deixe dereter na sua lingua... esfregue o chocolate derretido por toda a boca... Sinta o chocolate. Aprecie o com o paladar e o tato... Aprecie também com as emoções! É por isso que vc deve aproveitar seu chocolate em um ambiente tranqüilo: pra apreciá-lo ao máximo, com tato, paladar e emoções.
Assim, vc pode curtir chocolate sem exageros e sem atritos com a balança.

Para chocolates com menor concentração de cacau (até 70%), sugiro o consumo acompanhado por chás especiais (chás com sabores de frutas, ou chás claros, como camomila ou erva cidreira (pra quem gosta), mas nada de chás fortes, como chás pretos ou Ginseng.
Pra chocolates com maior concentração de cacau e menos doces, sugiro café como acompanhamento.

Importantíssimo: prepare-se pra situação! Elimine tudo aquilo que possa confundir o sabor especial enchaguando a boca antes do consumo. O ideal é escovar os dentes (e pq não a língua, céu da boca e bochechas) só com água, SEM PASTA DE DENTES e sem Listerine ou qualquer coisa que tenha sabor, e enchaguar bem a boca. Se impraticável, pelo menos tome bastante água antes de colocar o chocolate na boca.

Também sugiro uma boa companhia pro momento. Sim, eu sou voluntário, mas aviso desde já que vou comendo e narrando as sensações. Talvez vc não me queira por perto!

Captain Forr

Caminhão...

Ontem fui entregar Produtos Coca-Cola com um caminhão praticamente zero... Uma semana de uso, e menos de 900 Km totais rodados.
Estacionei e fui fazer entrega.
Eu estava descarregando do lado do motorista. De repente, ouvi uma batida e vi a carreta balançando.
Vi o motorista acenar e ir embora, deixando o vidro traseiro no chão, ao lado (do passageiro) da carreta.
Rápido como um soldado da tropa de elite dos heróis, saquei minha Bic preta, ponta grossa, calibre 357 e, numa leitura-mais-que-superdinâmica, anotei a placa do veículo em um rascunho que eu tinha disponível (no caso, minha mão esquerda).

Sei que anotei na mão esquerda, pq eu sou destro e consegui escrever... Se tivesse dificuldades, teria sido na mão direita.

Voltando ao assunto, corri pra pizzaria do cliente e pedi que chamassem a polícia.
Sim, fizemos a ocorrência, pq, quando se tem um caminhão vermelho escrito "Coca-Cola em letras grandes, não demora pra chegar contas do mecânico e processo "pelo caminhoneiro de vcs que deu ré no meu carro e fugiu".
Agora, o(a) motorista do outro veículo está lascado(a). A polícia está procurando!
Fico feliz que só acertaram a carreta velha. Eu é que não ficaria confortável de explicar caminhão novo amassado pra todos os funcionários curiosos da empresa.

Caso vcs vejam uma Dodge Caravan verde, placa ETK 761, favor entrar em contato.
Captain Forr
EDIT
A polícia encontrou a motorista... Era uma estrangeira que ficou assustada. Como ela viu que o carro dela é que sofreu o maior dano e estava muito assustada, ela foi embora. Ela acabou de me ligar pra dar as informações.
Amanhã a Coca-Cola decide o que fazer.

Thursday, October 23, 2008

Planos pros próximos posts...

Eu sou um ser exclusivo, exemplar único nesse mundo. Chato ao extremo, levei 25 anos pra me livrar da maioria dos amigos que tinha.
Me livrei da maioria deles pela minha personalidade forte: “Ou você concorda comigo, ou permanece no erro”.
Desenvolvendo o gosto pela fotografia, descobri que fotógrafos de verdade FAZEM FOTOS.
Nos últimos 6 anos, desenvolvi o gosto por café. Antigamente eu tomava café pra ficar acordado.
Quando descobri que existiam cafés especiais, que estavam substituindo o vinho como bebida de luxo, comecei a ler mais a respeito. Descobri o motivo pelo qual alguns cafés eram caros. Concluí, então, que não se bebe nem se toma café, mas se DEGUSTA café.

Nos últimos 2 a 3 meses (e com 29 anos de atraso), andei desenvolvendo o gosto por chocolates finos.

Descobri que, assim como se FAZem fotos e se DEGUSTA café e vinho, chocolate não se come, se SABOREIA.

Pronto. Agora a chatice superou, rompeu, extrapolou a extratosfera do limite do suportável.
Em poucos dias não terei mais amigos.
Veja bem, quando minha cunhada, que também é visinha, sabe que estou de folga, desliga o telefone da casa e celulares dela e do meu irmão pra eu não ligar me convidando pra tomar café com chocolate. E olha que as vezes sou eu quem leva o café, e quase sempre o chocolate.
É que eu não consigo ficar calado. Sempre fico narrando a experiência sensorial, sabor, densidade do café. Agora, faço o mesmo com chocolate.
O irmão complementa: “Filipe, você tá sendo inconveniente”. Bem, essa parte é imaginação, só pra fazer o Cláudio e Fernando rirem.

Rescentemente, andei experimentando Bernard Calebaut (Belga, feito no Canadá), Lindt (Suíço, feito na França) de várias composições, sabores e diferentes origens do cacau, e Anthon Berg (Dinamarquês, feito na Dinamarca).

O post está ficando demasiado longo, então, outro dia eu explico como se faz pra se curtir, aproveitar ao máximo o sabor do café, e ainda outro post pra se curtir ao máximo o sabor do chocolate.

Captain Forr

Wednesday, October 22, 2008

If this really happened...

If this really happened, I'm sure the patient would be very MAD...

Sunday, October 12, 2008

Mais visitas do Brasil...

Esta semana recebi mais 2 visitantes do Brasil. Obviamente, fui guia turístico e fotógrafo da excursão.Talvez vcs lembrem desta foto, publicada em um post antigo... Essa foi a reação da Morena ao ver neve pela primeira vez na vida.A Cunha, Quel e a Moreninha tiveram reação semelhante ao ver folhas pela primeira vez na vida. Eu, como fotógrafo, fico emocionado e me sinto privilegiado de, não apenas registrar, mas imortalizar tais momentos.
Duas bandidas cruéis amarraram a Moreninha nos trilhos do trem...


Tenho dois hobbies principais: Fotografia e heroismo. Sim, eu salvei a Moreninha, mas, antes de herói, sou fotógrafo e não posso prevaricar com o dever. Sorte dela que tive tempo pra fotografar E salvar. Nas palavras de jogadores profissionais de futebol, "prioridades são prioridades e vice-versa".

Captain Forr

Thursday, October 9, 2008

+ Kananaskis (sem urso)

Sei lá que bicho é esse... Só sei que é medroso.
Alce... Tava escuro. Precisei do meu monopé Manfroto (só dei esta informação pra deixar outros fotógrafos com inveja)
Dois em um: veado e corno.