Monday, June 29, 2009

A origem do nome "brigadeiro" do docinho...

Brigadeiro é um doce brasileiro criado na década de 1940.
Diz a lenda que, no início, a criançada fazia guerra com aquelas bolinhas, por isso, o nome se popularizou como "bombardeiro".
Nos anos de 1946 e 1950, o brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se à presidência da República pela UDN. Pelo físico avantajado e boa aparência, o candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura.
Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais era muito disputada pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para "irem comer o docinho do Brigadeiro".
Graças à fama conseguida com a candidatura, Eduardo Gomes doou uma de suas fardas usadas para um museu no Rio de Janeiro. A farda, porém, tinha um rasgo na região do zíper da calça.
Por regra da aeronáutica Brasileira (diferente da portuguesa), apenas pilotos podem chegar ao posto de brigadeiro... e eles pilotam bombardeiros!
Alguém teve uma brilhante idéia: Como "bombardeiros" passaram a ser conhecidos por "doces do brigadeiro", e, "a receita do doce é como o brigadeiro Eduardo Gomes - faltam ovos", o docinho foi rebatizado e o nome de "brigadeiro" acabou sendo dado ao doce.
Apesar do apoio recebido, a eleição foi ganha pelo então general Eurico Gaspar Dutra.
OBS: A versão da wikipedia é diferente da que eu li a alguns anos, mas serviu de base pra eu reescrever com minhas palavras.
Não sei qual versão é a verdadeira, mas esta é mais engraçada que a versão da wikipedia. Não me lembro o nome do museu citado, nem da fonte, uma vez que li a muitos anos e não costumo me manter atualizado em culinária!
Tive de pesquisar na wikipedia pra lembrar o nome do brigadeiro, assim como anos de sua candidatura.
Captain Forr

5 comments:

Babi Mello said...

Hum! me deu uma vontade enorme de comer brigadeiro.
Bj!

Angela Natel said...

Com certeza essa versão é a melhor!

Lúcia in the sky said...

kkkkkkk
Muito legal!
Ai que vontade de brigadeiro!!!
Ainda bem q vc não colocou uma foto de brigadeiros, corro o risco de lamber a tela...

Chris said...

Caramba que legal!!
Nao sabia disso nao?! kkkkkkkkk
E nunca imaginei o porque do nome brigadeiro ne?! Mas poxa, tem super logica!!! Nunca parei para pensar... hehehe
Eu nao contei a historia para o pessoal la nao, ate porque eu ia me enrrolar! Deixei o pessoal curtir...e so disse que a gente come em festas de crianca ou numa sexta feira solitaria, sentada no sofa, assistindo algum filme. =]

Bem eu falei isso, porque na minha adolescencia fiz demais! hahahahaha

bju bju

Chris said...

hahahah
Imagino sua cara de assustado e cansado, quando voce viu que os 15 minutos de uma mulher indo as compras pode se multiplicar rapidamente!!
Eu nao sou muito consumista, jurooooo!!! hahaha
Mas sou detalhista nas minhas escolhas. Eu penso demais, no que tenho, onde vou usar, se preciso mesmo.
Eu nao sou muito fissurada com joias nao, acho que porque sou mais pe no chao nesse assunto. Afinal, nao vou sonhar com algo fora do meu alcance...hahaha

bjks