Friday, July 3, 2009

SUSTOS

Nos últimos 2 vôos:

- Decolei sem ligar o transponder (a gente faz o taxi todo com ele desligado pra não confundir o radar e controladores de vôo com aeronaves sobrevoando o aeroporto. A gente liga logo antes da decolagem, quando recebe autorização pra ingressar na pista de decolagem e eu me esqueci de girar o botão...). Este era um vôo solo.

- ontem estava treinando vôo por instrumentos e estava com máscara pra enxergar só o painel. O instrutor estava encaregado de olhar pra fora e ver outros aviões.
Ouvimos um barulho de avião que durou uns 2 segundos. Eu e o instrutor achamos que quase fomos acertados. Foi um susto e tanto. Acabou que estavamos com os fones nos ouvidos e foi barulho no rádio. Ainda que era responsabilidade dele olhar e garantir separação, estávamos em espaço aéreo controlado e os controldadores avisariam... A não ser que a outra aeronave estivesse com transponder desligado, é claro!

- Ainda ontem, ao final do treino, tirei a mascara e fomos treinar pouso de emergência. O instrutor quiz me mostrar a técnica dele e... descemos quase até o chão antes de arremeter.
Mas... Era um avião mais pesado que os outros e com controles mais limitados. Também tinha tanques maiores que os outros e eu saí com tanques cheios (a aeronave é sensível a peso. Com 4 ocupantes não posso levar bagagem, nem decolar com mais que meio-tanque).
Diga-se de passagem, eu fui o segundo aluno deste instrutor nesa escola; ele só está trabalhando nesta escola a 2 semanas e não conhecia este avião (são vários cessna 172, mas este era um cessna 172 N, com algumas características e performance diferentes dos outros).
Resultado: passamos baixo perto tas árvores e ele se assustou. Eu não, pq achei que ele sabia o que estava fazendo e andando perto a propósito! O que aconteceu é que a aeronave não subiu na velocidade vertical esperada até pegar velocidade horizontal!

- Há algumas semanas, com outro instrutor, fui fazer treino de parafuso. Chamamos no rádio e ninguém respodeu. olhamos pra fora em manobra 180 graus (pra ver todos os lados) e não vimos nada. Comecei a manobra e... Vi um avião não muito longe. Felizmente a asa ainda não tinha caído e consegui abortar a manobra! Fui eu quem vi o outro avião e mostrei pro instrutor.

Captain Forr

10 comments:

Lúcia said...

Ahhhhhhh
Espero que tua mãe não leia essa postagem, é de deixar com o coração na mão! É como sempre digo, ter filhos é viver com o coração fora do corpo...
Esse lance do transponder é bem sério, não é? Naquele caso do voo da tam q caiu no norte do Brasil após quase se chocar com um avião menor dos EUA não foi pq o aviãozinho estava com o transponder desligado?
Misirica, qto mais sei, mais medo tenho...
Que bom q vc gostou do vídeo da coca :D
Sempre gostei das propagandas dela, e acho q ela não precisa fazer propagandas individuais dos refrigerantes, fazendo da marca já tá ótimo. Amo coca-cola, mas não troco o guaraná antarctica pelo kuat nem q a vaca tussa ou fale alemão!
Bjo

Angela Natel said...

Ai, que desespero! deu um nó no estômago só de pensar!

Anonymous said...

Tudo o que o transponder faz é "dar uma resposta ao radar", identificando a altitude do avião (no caso dos aviões pequenos). No caso dos que voam acima de 20 mil pés ou certos espaços aéreos, é comunicar com o transponder de outros aviões também.
O radar capta todo mundo, mas não dá a altitude.
Se duas aeronaves estiverem no mesmo lugar num mapa em altitudes diferentes, não tem perigo.
Foi o acidente da GOL... Suspeito que o transponder estava desligado desde a decolagem. Os aviões se chocaram no ar, mas o legacy foi sortudo e não atingiu em parte vital. Se o transponder estivesse ligado, teria avisado os pilotos dos dois aviões sobre aeronaves próximas e na mesma altitude.

Tudo isso foi sustinho... dos três incidentes, o único que realmente teve perigo foi o do parafuso com outro avião perto, que eu vi a tempo e abortei.
no caso do pouso de emergência, a gente ficou livre das árvores, mas ele tinha a intenção de passar bem mais alto e o avião não obedeceu no tempo que ele imaginava.

Captain Forr

Babi Mello said...

Capatian Forr você deve ter passado um apuro, que medo, mas grças a Deus deu tdo certo.
Fico feliz que Deus tenha te protegido e te guiado.

Bj!

Anonymous said...

Babi,
Na verdade, o único susto que eu passei foi no som de avião, que acabou sendo o rádio.
No caso do avião que não subia, eu estava tranqüilo pensando que o instrutor estava fazendo a propósito. Só depois que estávamos a uns 50 metros das árvores que ele falou que se assustou...
quanto ao segundo avião na nossa área de treinamento, vi ele a tempo, então não me assustei muito.
Captain Forr

Lúcia said...

O salmão chegou!!! E os chocolates também!!!
Muito obrigada, nem comi ainda e já amei!! Tirei algumas fotos, assim que der faço uma postagem. Até a Chloe gostou, ela ficou tão alegre qdo o pacote chegou! Já avisei a lioness, qdo eu fizer a entrega vou tirar fotos para provar que não fiquei com tudo pra mim, rsrsrs.
Brigadão, A-M-E-I!!!!

Anonymous said...

Ha Ha!
É por isso que eu gosto mais da Chole que do "Jamais"!
Deve ser o cheiro de chocolate!
Diga uma coisinha... Desta vez ela não atacou o carteiro, né?
Captain Forr

Lúcia said...

Entonces... Jamal morreu!! Sábado agora, foi bem de repente... Agora a Chloe é filha única. Mas no caso do salmão, eu teria q guardar no armário pro Jamal não atacar, afinal gatos amam peixe. Já a Chloe largou o salmão e se divertiu com a embalagem do correio, rsrsrs. Ela sempre ataca o carteiro, faz um escândalo, ela realmente odeia aquele uniforme azul e amarelo. Ontem experimentamos os chocolates, ainda não conheciamos nenhum dos dois, eu preferi o com laranja e o Claudio o 70%cacau. Agora estou pensando na receita pro salmão, pena que o Fernando não gosta de peixe (nenhum)- bobo ele - senão chamava ele pra degustação.
Adoramos o presente, e até que chegou rápido, né?
Abração

Lúcia said...

Obrigada!

Lúcia said...

Férias não são um luxo, são uma necessidade. Descansar é preciso, senão começa a atingir a saúde, daí vai ter q parar de qq jeito, mas doente nem dá pra aproveitar. Os homens têm dificuldade de perceber o limite do corpo e da mente, extrapolam nas atividades, nas poucas horas de sono... Os casados ainda têm as esposas pra dar um 'toque' na hora de parar, mas vc tem q se cuidar, ouça seu corpo e descanse!!! E se der tempo pra um churras brasileiro, melhor ainda!!! Abraço