Friday, June 19, 2009

Vôo por instrumentos - introdução

Hoje fiz minha primeira aula de vôos por instrumentos - introdução.
A coisa é bem complicada...
O instrutor me deu um par de óculos onde eu só enxergava o painel do avião. Logo após a decolagem, tive de baixar a viseira e confiar no painel e no instrutor. Quase me dei mal! Ele me mandou virar x graus à direita... Eu não sei a diferença entre esquerda e direita, mas virei pro lado certo. O problema era que só enxergava o painel. Arranquei penas de um pássaro! Quase acertei ele com a asa.
Quando a gente pensa que está numa posição e os instrumentos dizem outra coisa, é melhor acreditar nos instrumentos.
Bem, como piloto privado nunca poderei fazer o que os pilotos destes videos fizeram, mas é importante saber um pouco a respeito.
Poucas são as aeronaves e poucos os pilotos (mesmo de linha aérea) com certificação e instrumentos precisos o suficiente pra fazer isso. De fato, esses instrumentos custam alguns milhões de dólares, e, a não ser que a aeronave vá ser usada em aeroportos como London Heathrow, Toronto, New York e Newark, empresas resistem em equipar as aeronaves com intrumentos CAT 3.
No Brasil existem o CAT 2, que pode ser usado pra visibilidade restrita, mas o piloto tem de enxergar pelo menos 1 km adiante e parece-me que 300 m na vertical.
Pra esse tipo de pouso, o aeroporto também tem de ser equipado com instrumentos especiais. Pouquíssimos aeroportos no mundo são equipados e nenhum no Brasil é.
Curtam o video e saibam que algum dia ainda vou ter essa certificação... E não se assustem!
Captain Forr




9 comments:

Angela Natel said...

Meu Deus! Parabéns pela sua coragem! Para mim, é uma ótima definição de fé - ir sem ver nada, só acreditando nos instrumentos. Na verdade, não é assim a vida? A gente vive sem muita certeza e visão clara de nada.
O único problema são os pássaros desatentos ao nosso redor.

Chris said...

Pena que o primeiro video voce so vai ver algo na hora que vc ve o chao! hahah Boa aterrisagem!
E como assim voce quase depena o passaro! Tadinho!! rsrs
Voce pode colocar puseiras na mao, esquerda e direita, assim vc nao se perde! =]

bjks

Anonymous said...

Eu já tentei de tudo pra aprender a difeença entre esquerda e direita, mas...

No avião é um pouco mais fácil: geralmente o comandante vai no assento esquerdo (o piloto aluno também, apesar do instrutor ser o comandante). E o avião tem dois tanques. A válvula seletora de tanque a ser usado está escrito, então ajuda!

Eu teria desviado do pássaro se estivesse sem os tais óculos ( e se não tivesse distraído e o visse a tempo).
E Lioness, é verdade. Agora vc entende melhor a muito usada analogia de vôo por instrumentos e fé, não?
Chris, eu acho legal só ver as luzes após o pouso. Deixa o video mais legal.
Em pousos CAT 3 B, como este, a visibilidade mínima é de 70 metros, pro piloto encontrar a pista de taxi e poder chegar no terminal.
Captain Forr

P.S. Há quem diga que piloto é motorista de ônibus glorificado. Queria ver motorista de ônibus viajar nessas condições, chegar em tempo e inteiro...

Lúcia in the sky said...

Impossível não se assustar!!! Fantástico! Não dá vontade de fechar os olhos qdo toca o chão?? rsrsrsrs

Ah, não fique de mal, eu pedi desculpas já no título da postagem...

Anonymous said...

Lucia, eu te perdôo dessa vez, mas que não se repita, viu??? Ha Ha!
Sei lá pra que fechar os olhos... Já não dá pra ver nada mesmo.

Ontem treinei no simulador (que por sinal, é muito mais difícil que vôo real). Daqui a pouco vou fazer mais treino real (se o tempo permitir).

Por falar em tempo, ontem começou o verão... E foi dia dos pais.
Foi um dia chuvoso com temperatura de 11 graus (de tarde a chuva parou e a temperatura subiu pra 18 graus). Eu queria culpar o pai pelo mau início de verão, mas era dia dele...
Captain Forr

Chris said...
This comment has been removed by the author.
Chris said...

Adorei sua pergunta...Sera mesmo o Brasil o pais do futuro?
hahaha
Mas o Canada e referencia em muitas coisas, uma delas e a educacao! E isso devia ser exemplo!
O Brasil prove as coisas de uma forma que o rico cada vez fica mais rico e o pobre estaciona. O Lula apesar de dizer que olha para a populacao pobre, nao olha...porque o que ele faz e estacionar e nao faz com que esse povo evolua! Eu to dizendo isso porque ele oferece bolsas e mais bolsas mas nao investe pesado em necessidades basicas. No papel ta la muito lindo que vc ate chora, mas na realidade... e a fartura... rsrs...falta tudo!
A gente faz piada, mas e triste. Quantas coisas no Brasil precisam ser mudadas! Eu tenho ate medo de falar demais no blog, pq tem gente que cai matando ne?!
E muita gente fala: "Mas olha o tanto de tempo que o velho mundo demorou para chegar onde esta!" Mas ai, e so vermos os EUA e Canada e ver onde eles estao. Sao paises novos e super evoluidos!
O Brasil tem muitas qualidades naturais que se bem aproveitadas seria otimo. Mas e triste ver que o povo vangloria a maladragem e o passar por cima, dar um jeitinho... tanto nas pequenas coisas do dia a dia, como nos problemas maiores.
Acorda Brasil!

bjks

Chris said...

hahahahaha
eu adoro conversar com vc bobo!!
Eu puxo a corda, vc da corda e a gente tagarela ate!
hahahaha

Chris said...

Mas aqui tbm estava fazendo por volta de 20, 22 graus. Agora nessa semana que deu essa avancada boa!
Acho que estarei perto de acampar! =D

Ai no inverno eles poem sal na pista tbm??

bjks