Sunday, February 1, 2009

Minha primeira aterrissagem...

Olá leitores e leitoras.
Hoje, minha quinta aula prática (tive vários cancelamentos por causa de tempo ruim e/ou problemas mecânicos*), fiz meu primeiro pouso no controle.
* Problemas mecânicos: De última hora, já na cabeceira da pista, o conta-giros do motor parou de funcionar. Não é um instrumento essencial ao vôo, embora importante pra algumas manobras, e sua falha não determina a queda de uma aeronave, mas, por pura precaução e responsabilidade, eu mesmo sugeri que abortássemos a decolagem.
Fiz várias aproximações e alinhamento com a pista, mas, no começo, ainda distante o instrutor assumia o controle. Na última quinta-feira, eu fiz a decolagem parcial (ele controlou a direção da aeronave, enquanto eu controlava acelerador, profundor e ailerons, e lia instrumentos). Na hora do pouso, fiz a aproximação e alinhamento, e ele assumiu o controle a uns 10 metros da pista.
Hoje, pra minha surpresa, decolei sozinho... Na volta, quando já estava alinhado com a pista (faltando uns 100 metros pra cabeceira) ele me disse: "O vento está calmo. Vou deixar vc tentar o pouso."
Que emoção, que sensação de vitória!
Pequena pausa: Preciso um tempinho pra imaginar as quatro listras amarelas que terei nos ombros em poucos anos.
Pronto! Podemos retomar o raciocínio.
O pouso foi suave, nada de traseiro doído. Nenhum passageiro ou tripulante se machucou, e o motor continuou lá.
Bem, pousar com motor, sem vento e em pista asfaltada já não é a tarefa mais fácil do mundo.
Então, respondendo a pergunta do Sami Aguiar, o pouso no Hudson foi uma façanha espetacular.
O impacto na água é o mesmo que em terra firme, mas o avião (fuselagem) ficou em um pedaço, faltando apenas uma das turbinas.
(Se vc puder escolher entre cair na água ou em terra firme, a melhor escolha é a terra firme. Se vc sobreviver ao impacto, não vai correr o risco de afogamento ou de afundar junto com a aeronave).
O comandante foi glorificado. Recebeu merecidos elogios e recompensas... Minha pergunta é: e o co-piloto?
Não eram dois os tripulantes? Daquela cabine saíram dois heróis, mas apenas um foi exaltado (pela mídia; creio que o co-piloto também foi homenageado publicamente pelas autoridades de New York).
Bem, assim que eu erminar de estudar as 600 páginas de regulamentos e passar na prova (50 questões, com nota mínima de 90%) e for autorizado a fazer meu vôo solo (mínimo 12 horas de vôo; já tenho meio caminho andado), volto a postar.
Amanhã de manhã, tenho mais um vôo. Vou aproveitar pra fotografar o avião (ou pedir pra alguém me fotografar com o avião) e acrescento uma foto a este post.
Lembrem-se: QUEM GOSTA DE CHÃO É MINHOCA! (comandante Lysias Augusto da Costa)

5 comments:

Lúcia said...

Captain!!!
Que orgulho!!!
Parabéns!!!
Quero fotoss!!! Foto tua, foto do avião, foto tua com o avião - o primeiro que vc pousou!!
Estou muito feliz por você!
E essa frase da minhoca é muito boa!
Abração!

Angela Natel said...

Parabéns, Captain! Estou torcendo por você!

Seeker said...

Congratulations!!!!!
How nice, take care and all the best.

xoxo

Babi Mello said...

Quem gosta de chão é minhoca? KKK. Olha sucesso nessa nova etapa e se cuide, estude mesmo porque só assim conseguimos alcançar nossos objetivos.
Abraços!

Anonymous said...

Muito obrigado, caras amigas!
Thank you very much, in your case, "The Seeker".
Lucia, este avião da foto, eu nem sequer voei... Quando puder, fotgrafo o C-GJKC (CHARLIE GOLF JULIET KILO CHARLIE - JULIET KILO CHARLIE pros mais íntimos).
Ontem decolei, mas não fiz o pouso por causa do vento de 25 nós (45 km/h).
Deixa eu aproveitar que não estou trabalhando, e continuar meus estudos de 80 páginas pra próxima aula, e continuar as 600 de legislação.

Captain Forr