Monday, May 4, 2009

Canadá- Terra da vida fácil e $ sem limites... Parte 6.6

Quando os dois cabos e os 9 sensores estavam instalados, parávamos pra um breve intervalo, pra comer algo e rehidratar. Depois, abríamos o pacote deixado pelo helicóptero, juntávamos mais cabos e sensores e... mãos à obra.
É importante salientar que, tinhamos um objetivo, que obrigatoriamente teria de ser atingido, e sob hipótese alguma poderia ser extrapolado: uma quantidade ideal de sensores instalados.
Lembrem-se: os sensores eram instalados em pontos exatos pré-determinados pelos engenheiros e geólogos, portanto, uma determinda quantia de sensores instalados era sinônimo de distância percorrida. Por esse mesmo motivo, não poderíamos ficar aquém, nem além do objetivo. Ao aproximar a noite, precsávamos estar perto de uma clarera pra que o helicóptero nos buscasse. As clareiras eram pequenas. Se escurecesse, o piloto não poderia enchergar a distância entre o rotor e as árvores. Se essa situação ocorresse, dormiríamos no mato, no frio, na neve, sem barraca ou sleeping bag. Atingir o alvo não era opção.
Por isso, andávamos o mais rápido possível, e os descansos eram mais curtos ou mais longos pra ajuste do desempenho. Após uma hora andando o mais rápido que podíamos, pergntei ao colega com o GPS:
- Que distância andamos desde o último descanso?
Ele olhou o GPS e disse:
- 400 metros.
Que desespero. O esforço pra vencer a neve era enorme, por isso, suávamos. O suor congelava e isso aumentava a sensação de frio. Também desidratava.
Que vontade louca de chorar: Eu encharcado pela queda no rio, desidratado e na última garrafinha de água e última caixa de suco, olhando no relógio e pensando: AINDA FALTAM 4 HORAS. Eu ia desistir. Resolvi dar o último passo. Só mais um e vou desistir. Dei o maldito passo. Pensei: só mais um passo daí eu desisto. Dei o maldito passo e pensei: Só mais um passo e daí eu desisto... Assim mesmo, de passo em passo, decisão em decisão, superei as últimas 4 horas do dia.
Quer saber o pior? Ao final do dia, estavamos perto de uma estrada, então, o chefe da equipe recusou o “resgate de helicóptero”, que uma pick-up poderia nos pegar... E eu encharcado.
Anoiteceu. Não tinha mais como voltar atrás na recusa do helicóptero. A pick-up que deveria nos pegar na estrada tentou ir nos buscar no mato. Andou uns 10 metros antes de encalhar em 80 cm de neve. Com auxílio dos guinchos de outras duas pick-ups, 8 pessoas e 3 horas de trabalho, conseguimos desencalhar e voltar pro acampamento...
Novamente, só não chorei foi de vergonha. Felizmente eu sabia da aposta. Não desisti.

9 comments:

Lúcia said...

Aiiii que ódio desse chefe!!! Recusar o helicóptero? Tinha m**** na cabeça!!! EU pegava esses sensores, jogava todos nele e depois passava com a pickup por cima, sem esquecer de chorar muito, hahahahahaha
Cara, fala sério, escreve um livro!!!

Lúcia said...

Ah, não sei se vc sabe, mas Atlético e Coríntias jogaram semana passada: CAP 3 x 2 Cor e quarta-feira tem o retorno...

Anonymous said...

Não foi culpa do chefe... Estavamos perto da estrada e a pick-up estava por perto, e tinhamos que encontrar um mal-contato em um dos cabos... Ele preferiu descobrir onde estava o mal-contato o quanto antes. Após o helicoptero ir embora, o motorista da pick-up fez besteira de entar onde não devia e encalhou.
Captain Forr

Anonymous said...

Dessa vez dá Coringão!
Captain Forr

Babi Mello said...

Captain que loucura essa sua vida. Tá louco... Enxarcado no frio, vixi deve ser muito ruim.
Bj!

SamiAguiar said...

Tô acompanhando a novela; embrulha só de pensar. Só quem luta sabe qual é a dor, né? Enfim, Deus sabe o que faz (o que nos desespera é que a gente nem sempre sabe o que Ele quer). Bom dia pra ti, my Captain!

Lúcia said...

Furacãoooooo eôoooo atléticooOOOOooo

é amanhã ´grande confronto! rsrsrs

Chris said...

Puts, quanta coisa tensa que vcs passaram! Eu fico de cara, e ainda resiste a tudo ne? 400 metros so??
aff!!
Passar por tantas coisas assim nao e mesmo facil, tenho que tirar o chapeu pela bravura, mesmo sabendo que a vontade de chorar, gritar e esperniar deve ser imensa!!!

bju bju

E agora Lelé? said...

Deu Coringão, com 2 gols do Ronaldo Fenômeno!
Vamos deixar a Lucinha chorar!!!
Não sou corintiana, mas maridão é, então se não for contra o meu São Paulo torço pro Timão.
O CAP tá fora!
Cara, fico me contorcendo em cólicas de ver as situações que vc passou, espero que não passe mais...
bjs