Saturday, March 28, 2009

Canadá - Terra da Vida Fácil e $ sem limites - parte 1

Já quea Lucia, do http://www.lucia-inthesky.blogspot.com mensionou algumas coisinhas sobre meus trabalhos no Canadá, achei que posso escrever, e muito, inúmeras histórias a respeito deles.
Também serve de recado pra quem leva meu título a sério. Quando estive no Brasil, muita gente queria que eu arranjasse emprego pra eles, "ainda que como lixeiro"... Outros amigos brasileiros receberam várias ligações do Brasil, de estranhos, com o mesmo pedido.
Quer ser lixeiro no Canadá? Tá achando que vai começar por cima? Tá achando que a vida aqui é fácil?
Continue a leitura!

Ainda no Brasil, cursando Administração, fiquei 1 ano e meio desempregado (passando vergonha de ainda ser sustentado pelos pais). Tentei de tudo. Mandava vários currículos. Era chamado pra entrevistas pra ouvir que não consegui a vaga por não ter experiência (Antas! Pra que chamar pra entrevista pra descobrir que eu não tinha experiência? Não podiam ler meu currículo???).
Tentei de tudo. Agência de empregos... Tabalhar como repositor no Pão de Açucar... Também rejeitado nesses, mas por ser overqualified. Nunca fiquei tanto tempo no meio termo. Descobri que o melhor lugar pra ficar num tiroteio é no centro do alvo – lá dificilmente acertam.

Bem, finalmente consegui um estágio na Secretaria Estadual do Meio-Ambiente e Recrsos Hídricos do Paraná, onde fui demitido em 1 mês por me recusar a mentir pra salvar a pele do chefe. Ele me disse que, enquanto eu precisava dos meus princípios, ele precisava do emprego.

Bem, um mês mais tarde terminei o curso, com tudo que é parente buzinando o meu ouvido pra vir pro Canadá, onde tem emprego. 1 mês após a colação de grau, aqui estava eu, iniciando mais uma etapa de aventuras, sangue, suor e lágrimas (todos literais).

Bem, este post vai ficar longo, então, vou contar um pouco em linhas gerais, e mais tarde voltar no tempo e contar mais detalhadamente sobre cada um deles.

Cheguei no Canadá no dia 29 de abril de 2005. Dia de festa, de botar o papo em dia com os parentes, sofrer com o “frio” de - 4 graus Celsius, ver um pouquinho de neve...
Próximo dia – dia de correr atrás de documentação pra poder trabalhar, seguro saúde, etc...
Dia 2 de maio – dia de mais preocupação, correria, entrevista pra emprego... Tanta coisa na cabeça, que nem me lembrei... Abro o e-mail, e 3 e-mails de Feliz Aniversário.

Dia 3 de maio – Novo dia, emprego novo.

Sim, eu, bacharel em Administração com habilitação em Finanças iniciei minha carreira de operário em cortume de couro de porco. Este foi, até hoje, o emprego mais sujo e nojento que já tive. Pesado, fedido, e eu fora de forma, sem fôlego, tetando manter o passo com os demais operários.
No próximo dia o patrão ligou dizendo que eu não precisaria aparecer nso próximos dois dias, que o caminhão não chegou e estávamos sem couros pra curtir.

Dia 5 de maio – liguei pra tia pra dar feliz aniversário pra ela e saí pro jogo de futebol, não pra jogar, mas pra assistir. Meu irmão achou uma bola na beira do campo e um canadense criado no Brasil. A brincadeira começou. Resultado: 7 semanas no gesso, 11 meses mancando, volta ao Brasil pra cirurgia, início da minha vida de caminhoneiro.

Ao ficar em casa, "quietinho, me comportando muito bem" (vide fotos de minhas escaladas com gesso), ouvi sobre a falta de caminhoneiros. Peguei um empréstimo e fiz meu curso (54 horas dirigindo e umas 80 de cursos teóricos) assim que tirei o gesso.
O texto já está longo.
Contino mais tarde, senão ninguém vai ler até o fim.
Captain Forr

8 comments:

Lúcia said...

James que ótima idéia! Vou amar ler sua história. Conte detalhes, hein? E como vc consegue lembrar até as datas? Qdo monto meu currículo coloco só mês e ano, pq não lembro o dia certo...
Abraço

Anonymous said...

Lucia, eu sou estranho...
Minha memória de curto prazo é horrível, mas, daqui uns 10 anos, eu vou lembrar de tudo com muita clareza e detalhes. amnhão, não!

Estou "pré-preparando" meus próximos textos, então, Lucia e demais leitores, vcs podem fazer perguntas que eu respondo e/ou acrescento nos próximos posts!
Captain Forr

Lúcia said...

James, sobre o salmão, entendo totalmente, grávidas têm preferência sempre! Mas vou querer chocolate também, huahuauahua.
Na próxima semana divulgo mais o seu blog, se colocar mto seguido o povo perde o interesse. Vc sabia q dá para programar suas postagens? É só clicar em 'opções de postagem' e determinar o dia e a hora para a publicação; Depois clicar em publicar.

Anonymous said...

Eu sei que o povo perde interesse!
Eu também perco! Passo tempo sem ver meu próprio Blog!
É que agora vou colocar mais histórias. Escrever mais... Até perder a paciência é/ou ânimo!

Uma coisa já era certa: a segunda parte eu não vou postar hoje nem amanhã. Vai ser quando eu achar que é hora. Também quero empo pra editar os textos. Não quero textos longos.

Salário combinado! Salmão e Chocolates!
Data combinada - Próxima semana!

Lúcia said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

COSTELA: 20 REAIS
GUARANÁ: 5 REAIS
CIRURGIA: UM MONTAO DE REAIS

FAZER FERVO COM PÉ QUEBRADO: NÃO TEM PREÇOOOOO

HAHAHAHAHAHA

NIKKEL

E agora Lelé? said...

Gente (Lucinha e James),
Aqui é a página de post ou de bate papo??? kkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu falei que voltava!
Agora vou começar a ler tudinho sobre a saga do Capitain Forr, comento no "caminho".

E agora Lelé? said...

Acho que vc nunca teve um comentário tão rápido...
Comecei a ler agorinha e já tenho palpites a dar... kkkkkkk
Cara, vc suou "literalmente" no Canadá???
Eu tenho uma coisa em comum com vc, mania por datas. Vim de São Paulo para o interior (Ribeirão Preo) no mesmo dia que vc chegou no Canadá, mas não no mesmo ano...
Cheguei em 29/05/1982, vc já tinha nascido???
Tô gostando!